sábado, 20 de março de 2010

LIVROLÂNDIA O REINO DA LEITURA

LIVROLÂNDIA O REINO DA LEITURA, ESPETÁCULO DA CIA CAMARIM DE TEATRO, PROPÕE A CRIANÇAUM MERGULHO NO UNIVERSSO MÁGICO DO TEATRO INFATIL, COM UM TOQUE LUDICO-PEDAGÓGICO APRESENTANDO O QUE AH DE MAIS PURO E SIGNIFICATIVO NA ESSENCIA DO HOMEM QUE NÃO DEIXA DE SER A MESMA NOS PRIMORDIOS DA HUMANIDADE. A NARRATIVA APRESENTA-SE NO CASTELO DO REI "AURÉLIO" QUE GIRAM EM TORNO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS EXISTENCIAIS, QUE FAZEM PARTE DAS PROBLEMATICAS SOCIAIS, DO SER HUMANO, UMA DELAS É A QUESTÃO DO ANALFATEBISMO, OU MELHOR DA FALTA DE LEITURA E DA FALTA DE ESTIMULO QUE ELAS RECEBEM DAS SUAS FAMILIAS, QUE DIZ RESPEITO A FALTA DA LEITURA E DE ACESSO A BENS CULTURAIS.
A CIA DENTRO DESSA PROPOSTA RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DE FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES, AGUÇANDO A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE NO SEU ESPETÁCULO MUSICAL, APRESENTANDO UM MUNDO INFINITO ATRAVEZ DO TEATRO E DA LEITURA.
AFINAL NO INTERCAMBIO ENTRE A INFORMAÇÃO E DIVERSÃO; A NARRATIVA APRESENTA SEUS MAIS VARIADOS ARQUÉTIPOS DE PERSONAGENS FANTÁSTICO: O BOBO BOBÃO, A BAILARINA ANA BOTÁ ÀGUA, O REI AURÉLIO, O DR. SABIDÃO, O SOLDADINHO DE CHUMBO, A PRINCESA BRILHANTINA, O PADRE CIPRIANNO E O MÁGICO PIRANDELLO, ONDE O REI E APAIXONADO POR HISTÓRIAS DE LIVROS INFANTIS, UM DIA CANSADO DE TANTO LER E COM A VISTA COMPROMETIDA PELA IDADE ELE RESOLVE IR EM BUSCA DE SEU LEITOR REAL, E EM TROCA DE ELE DARÁ COMO PRÊMIO O DIREITO DO LEITOR CASAR-SE COM SUA FILHA PRINCESA BRILHANTINA, É AI QUE COMEÇA O JOGO CÊNICO DE TRAPAÇAS...
ENFIM OS ATORES E PLATÉIA ENTRA EM CONTATO COM A SONORIDADE DAS FRASES, NOMEMS, MÚSICAS...CAPTAM O RITMO E CADENCIA DAS PALAVRAS FLUINDO COMO UMA CANÇÃO, EIS UMA OPORTUNIDADE DE OUVIR UMA BOA HISTÓRIA E DE ENTRAR EM SINTONIA COM UMA DAS ARTES MAIS BELAS E SIGNIFICATIVAS QUE É A ARTE DA REPRESENTAÇÃO. E VIVA A LEITURA, VIVA O TEATRO INFATIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário